top of page
Foto do escritornicollas rosa

O Caso Dahmer e o Comportamento Sexual Parafílico


 

Quem assistiu recentemente a série Dahmer: Um Canibal Americano, pode ter ficado surpreso com algumas práticas do serial killers que são explicitadas na série, principalmente porque esta série é baseada em um caso real e, assim sendo, os comportamentos apresentados, mesmo que incomuns, são verídicos… Dito isso, resolvi abordar um pouco sobre as parafilias apresentadas na trama.


Para quem não assistiu a série, a mesma aborda o caso do serial killer americano Jeffrey Dahmer trazendo, na dramatização de sua produção, dados reais registrados a respeito deste serial killer, então, quando falo aqui sobre a série, estou sim falando sobre o caso real de Jeffrey Dahmer, porém, a partir de uma perspectiva qual podem observar e compreender a partir da produção lançada neste ano.


Ah, também é importante que, tal como no curso Parafilias e Fetiches Sexuais: Definições, Tabus e Transtornos Associados, que está disponível no Hotmart, optarei aqui por falar sobre o que são as parafilias visto que os contínuos casos evidenciados em telejornais e produções cinematográficas acabam por demonizar tais comportamentos…


As parafilias são comportamentos sexuais tidos socialmente como incomuns, e que, apesar de poderem se manifestar como transtornos, na esmagadora maioria dos casos são apenas práticas sexuais que proporcionam ao indivíduo uma quantidade superior de prazer fugindo do entendimento social de "sexo convencional".


Exemplificando, as parafilias são o que comumente é entendido como fetiche, práticas como o BDSM, a dominação, o sentir atração por pessoas com características distintas e mesmo pessoas mais violentas, então, entendam parafilias como comportamentos ou preferências sexuais, só que sendo intensas em prazer e com potencial elevado de risco de compulsão. Mas bem, seguimos se não escreverei aqui já a continuação do livro Grupos Parafílicos: O Comportamento Sexual e o Julgamento Social e já tenho planos para essa segunda parte dele.


 
 

Entendendo então o que são as parafilias,vamos falar sobre a série. Na série podemos observar em Dahmer alguns comportamentos, logo em sua infância vemos um momento em que ele se masturba pensando nas tripas de um peixe, esse momento ocorre logo que ele interrompe sua masturbação direcionada para mulheres em uma revista por conta de uma discussão dos pais, e, logo em seguida, retorna para se masturbar dispensando a revista e concentrando seus pensamentos nas tripas do peixe que havia visto em outro momento junto do pai.


Vemos, mais a frente na história e mesmo nos documentários e entrevistas de Dahmer sobre o crime que este momento de masturbação inicial surge posteriormente também nos assassinatos onde, por vezes durante o momento que estripava suas vítimas, tinha de parar para se masturbar devido ao prazer. Aqui, temos a primeira parafilia apresentada, a Esplancnofilia entendida como o desejo sexual por vísceras.


Mais a frente na série temos o momento em que ele pega de uma loja um manequim e sim, poderíamos entender esse momento como sendo uma manifestação da agalmatogilia onde a pessoa tem atração sexual por estátuas e em alguns casos às humaniza. Temos sim ele trazendo essa humanização e usando dela para suprir uma carência emocional, mas, a menos que um dos objetivos de Dahmer ao desmembrar suas vítimas fosse que, de certa forma, se tornassem manequins, o que poderia embasar boas afirmações a esperto da presença da agalmatofilia.


Seguindo pela trama, teremos outra parafilia evidenciada, a necrofilia, prática que consiste na excitação sexual por manter relações sexuais com cadáveres e sim, ele apresentou comportamentos característicos desta parafilia, mas será que ele realmente à possuía? Precisamos lembrar que as parafilias são caracterizadas por um prazer elevado associado à esses comportamentos, por vezes um prazer superior ao encontrado nas relações convencionais, mas isso acontecia no caso de Dahmer?


 
 

Em uma das entrevistas de Dahmer ele afirma que sua intenção não era matar, que seu prazer ela maior com eles vivos e que os manteria vivos se concordassem em ficar com ele por 2 semanas. Mas, porém, todavia, entretanto, a Esplancnofilia já havia sido também relatado por ele e, não há como vivênciar essa parafilia sem abrir o corpo de suas vítimas.


Outras parafilias são mencionadas nos debates sobre o caso Dahmer, como o fetichismo, um comportamento direcionado à troncos masculinos largos e depilados e outros, mas me estenderia muito aqui se fosse abordar cada um destes aspectos, além de considerar também outros fatores associados ao caso que podem impactar um entendimento de parafilia.


Mas bem, quem tiver interesse em saber mais sobre tema e mesmo sobre o caso Dahmer, temos um curso disponível sobre as parafilias como um todo em nosso Hotmart, o Parafilias e Fetiches Sexuais: Definições, Tabus e Transtornos Associados e, na plataforma MyPsi temos dentre as dezenas de palestras disponíveis um certificado, um curso Breve sobre Dahmer, Serial Killers e o Desejo Sexual Por Vísceras que fala justamente sobre esses transtornos parafilicos no caso Dahmer.


 
 

Outro ponto importante antes de finalizar é que, no caso de Serial killers as parafilias, os comportamentos sexuais, serão Transtornos Parafílicos e isso porque elas não são vivenciadas de forma saudável, mas sim, causando sofrimento a outras pessoas e violando o consentimento das mesmas.


Agradeço a todos que leram até aqui, peço que comentem e compartilhem e espero vocês no próximo post.


Atenciosamente,

Nicollas Rosa

@psi.nicollas


Comments


bottom of page